Olá!

Bem vindos ao meu blog!
Comentem ,deixem sua opinião,
se inspirem.
Se quiserem fazer cópia de algo,
respeitem os direitos autorais ,e sempre dêem
os créditos para o autor do texto.
Muito obrigado ,volte sempre.

terça-feira, 25 de novembro de 2008

Rápidas do dia

China

No ano que vem, a China pode ter o desempenho mais fraco do PIB desde 1990. A previsão é do Banco Mundial, que anunciou hoje a redução das expectativas de crescimento do país para 2009, de 9,2% para 7,5%.O desempenho da China é considerado por muitos economistas como fundamental para o crescimento dos outros países em desenvolvimento, como é o caso do Brasil. Com a máquina chinesa funcionando numa velocidade menor, o preço das commodities, principalmente, será também menor, e isso tem impacto sobre os países exportadores de matérias-primas.
EUA

O governo americano acaba de anunciar um novo pacote de estímulo econômico. Desta vez, o montante chega a US$ 800 bilhões em linhas de financiamento para a economia real. Ou seja, o banco central vai emprestar dinheiro subsidiado para empresas hipotecárias, pequenas empresas, estudantes, agricultores, entre outos.
É um pacote diferente do primeiro de US$ 700 bihões, que tinha como objetivo injetar dinheiro nos bancos para impedir a quebradeira generalizada. O primeiro era para evitar a crise sistêmica.Um dos objetivos principais desse novo programa, segundo o economista-chefe da Liquidez Corretora, Marcelo Voss, é tentar estimular o mercado imobiliário, que é onde está a "origem do mal". Toda a crise começou depois que a bolha imobiliária americana estourou e o preço dos imóveis passou a cair mês a mês. A idéia é oferecer linhas de financiamento mais barata para que os consumidores voltem a comprar.Lembrando que o novo governo Obama ainda planeja um terceiro pacote nessas mesmas proporções. Desta vez nos modelos mais clássicos de fomento à economia, com o governo estimulando obras, reformas e contratando pessoas.
- É um verdadediro tratamento de choque. O governo americano vai colocar juros zero, ao mesmo tempo vai estimular a economia, socorrer o sistema financeiro, tudo de uma única vez - explicou Voss.Isso pode significar inflação lá na frente e aumento forte na taxa de juros

CRISE

Para a OCDE, esta crise será mais grave e longa que a dos anos 80, o que deveria motivar ações governamentais para estimular a economia dos países. Até porque, a entidade prevê que o número de desempregados nos seus 30 países deve pular de 34 milhões para 42 milhões até 2010.

BRASIL

O governo brasileiro está anunciando que vai fazer uma campanha de publicidade para combater a crise econômica mundial. O principal objetivo é estimular o consumo na véspera do Natal.

"O mundo aprendeu a confiar no Brasil e o Brasil confia nos brasileiros", slogan que será utilizado em campanha do governo para estimular o consumo...

Nenhum comentário: